Votação
Pergunta: Possivel na MFP?
Sim - 1 (100%)
Não - 0 (0%)
Votos totais: 1

Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Pão Alentejano  (Lida 5128 vezes)
nebsallu
Newbie
*

Ver Perfil
« em: Fevereiro 04, 2009, 04:08:35 am »

Ora então bom dia.
Tenho um amigo que só me fala de pão Alentejano. Como fazer pão alentejano, mesmo que parecido, nas máquinas de fazer pão. Gostaria de lhe oferecer um pãozito assim. Alguém sabe como fazê-lo?
Obrigado
A.
Registado
kill squid
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #1 em: Fevereiro 04, 2009, 01:18:54 pm »

Boa! Também estou curiosa quanto a  este tema, visto que o meu "mais que tudo" parece desiludido com a MFP pois diz que o pão feito nela devia parecer-se mais com o pão alentejano, que ele tanto adora!
LOL
Registado
nebsallu
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 05, 2009, 10:42:57 am »

Sorridente Pois, também digo o mesmo até porque ele quer oferecer uma desta máquina maravilha a mulher que é brasileira para a convencer de que Portugal até tem bom pão, mas sem eu ter a receita não lhe posso dar a provar e sem prova ele não acredita. Grande dilema!  Rolar os olhos
Registado
Nocas
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 05, 2009, 11:59:54 am »

Olá Wink
então, por favor, quem sabe a bendita receita que a diga logo. Não nos deixe aqui mais tempo no suspense da receita .
Obrigada Beijo
Registado
nebsallu
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 09, 2009, 08:44:27 am »

Boa tarde a todos!
Encontrei esta receita... ainda não a testei mas vou deixa-la aqui para também experimentarem...

Pão Alentejano
- 300g de massa velha (massa é pão normal com fermento e que fica 2 dias guardada no frigorifico envolvida em plástico, penso que é farinha com fermento mais agua amassada);
Nota: "Massa velha. Retira-se uma pequena bola de massa pronta e guarda-se envolvida em papel vegetal e alumínio, ou película aderente ou mesmo caixa plástica, no frigorífico. Irá ser incluída 1-2 dias mais tarde noutra massa de pão. Aquando da elaboração da nova massa retira-se no final uma porção equivalente à massa velha e guarda-se para a próxima panificação."

- 200ml de água morna

- 300g de farinha de trigo T65

- 1 colher (chá) de sal fino

Não necessita de fermento porque já vai na massa velha. Colocar todos os ingredientes na cuba pela ordem indicada e seleccionar o programa normal (vou experimentar o meu 1 que equivale 3.10 horas, e como tenho de máximo 1 kg terei de fazer reajustes já que esta dá para 1,2 kg).
Mas esta é a que se aproxima do pão Alentejano.
Se querem a minha opinião... não sei!

A.
Registado
kill squid
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 10, 2009, 12:21:32 pm »

Que porreiro, nebsallu.
Assim que eu experimentar, digo como correu!
Registado
Nocas
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 11, 2009, 11:44:47 am »

só vos digo.... ficou um espectáculo!!
Lindo, que até dava pena partir, saboroso, não parava de comer.
Obrigada
Nocas
Registado
Patricia
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 11, 2009, 01:01:12 pm »

Fizeste reajustes para 1 Kg? A minha máquina só dá para 1kg no máximo e gostava de saber as quantidades certas para 1kg.

Obrigada
Registado
nebsallu
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 12, 2009, 04:01:02 am »

Sim fiz mas ainda não experimentei pelo que não sei como vão sair mas mando-lhe na mesma.

250 gr massa velha
165 dl água morna
250 gr farinha 65
1/2 colher de chá de sal (ou um pouquinho mais, depende do gosto)

Serão estas as  medidas que vou usar neste fim de semana.

A.
Registado
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: