|
dados_antigos_blog_taware
|
 |
« Responder #20 em: Agosto 28, 2008, 11:19:07 » |
|
Paulo Teixeira wrote:
Olá a todos e todas,
Ainda bem que existem fóruns na net sobre estes assuntos também. Eu comprei ontem (dia 7 Agosto 2008) uma CLATRONIC BBA 2605 e confesso que estou na TERCEIRA tentativa de poder fazer um pão de passas.
DE FACTO, as receitas apresentadas no manual estão péssimas, não só a nível de visual como de compreensão. Além do mais só podem estar ERRADAS no que diz respeito às quantidades dos ingredientes, pois os 2 pães que fiz (o 3º ainda estou para ver cmo sairá) resultaram muito mal - pareciam pedras; não cresceram e estavam muito massudos, embora deliciosos.
Na minha terceira tentativa estou a usar farinha do tipo 55 com autolevedante, do LIDL (marca Castello). Espero que aconteça alguma coisa de bom no final.
Penso que a massa enquanto está na fase de repouso (chamada por eles de fase de levedura) deveria crescer, o que não acontece, mesmo usando ou não fermento. Eu li em sites de culinária que para cada 100g de farinha se deve usar em média entre 4 a 5 g de fermento. Já o fiz por duas vezes e nada. A minha terceira tentativa, tem fermento na farinha, é um facto, mas mesmo assim ainda adicionei um pouco de fermento em pó para ajudar a crescer mais.
Em breve dirvo-ei como ficou a 3ª tentativa de fazer pão de passas, feito no modo PÃO RÁPIDO, uma vez que as outras 2 tentativas anteriores foram feitas no modo PÃO DOCE (tal como recomendado pelo manual) e farinha tipo 65 sem fermento.
Boa SORTE. Ainda tenho muito que aprender e talvez a ensinar à CLATRONIC. Só lamento que esta máquina não seja PERFEITA, ou pelo menos perto disso.
|