Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Pão ficou baixo, húmido e maçudo  (Lida 3394 vezes)
jorge
Newbie
*

Ver Perfil
« em: Março 12, 2010, 05:52:24 »

Olá pessoal. Este é o meu primeiro post.

Há uns tempos comprei uma máquina de fazer pão e ja fiz cerca de 10 pães brancos. Sempre a tentar acertar com a receita.

O meu problema é que mesmo seguindo as quantidades à risca o meu pão fica sempre um tanto ao quanto baixo, maçudo, húmido e enqueijado.

Porque será? Água a mais?

Eu uso o programa Basico numa maquina da Cookworks.

Obrigado a todos pela ajuda!

Jorge
Registado
pitagoras13
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #1 em: Março 14, 2010, 11:02:43 »

Olá Jorge.

O sítio onde deixas a máquina a fazer o pão é frio? Usas água morna?

è que se o sítio onde a máquina fica é frio, pode dificultar a levedura. Quanto à água deve ser morna para ajudar também a levedura. Deve ser morna nem fria - dificulta a levedura, nem quente-estraga o fermento.

Colocaste os ingredientes pela ordem certa? Água, sal, farinha e fermento? O sal não deve ficar em contacto com o sal. Pesaste bem a farinha? Deve ser pesada e não medida.

Boa sorte, espero que ajude Wink

Registado
jorge
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #2 em: Março 14, 2010, 06:54:11 »

Oi Pitagoras, obrigado pela ajuda. Realmente, até hoje nunca pesei a farinha. A máquina veio com um copo com uma medida e eu sempre tomei isso como certo e uso essa medida para "medir" o peso da farinha. Se calhar é aí que estou a errar.

Eu também já tentei com agua morna e agora faço sempre com agua morna. O que me aconteceu uma vez foi a massa ter crescido muito depois da primeira "amassadela". Mas quando a amassou a segunda vez, a massa abateu toda.

A máquina não está num sitio frio. Eu já comecei a questionar-me se a máquina é de boa qualidade. Tenho receio que ela não aqueça o suficiente para dar inicio ao processo de levedura.

Por acaso também tenho sempre cuidado em nao misturar o fermento com o sal.

Vou experimentar comprar uma balança de cozinha para medir a farinha.

Obrigado pela ajuda,
Jorge
Registado
jorge
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 15, 2010, 05:00:18 »

Já descobri o problema. Eu não estava a colocar a quantidade certa de farinha porque estava a usar um medidor em Onças, e por acaso eram Onças liquidas, e eu pensava que eram onças de peso. Conclusão, estava sempre a por umas 5 vezes a menos a quantidade de farinha necessária. Agora experimentei por a quantidade certa e já resultou.

Obrigado Pitagoras, se não fosses tu talvez eu não tivesse dado com o problema.

Jorge
Registado
Soliveira
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 17, 2010, 09:51:02 »

Ola bom dia
Comprei uma maquina de pão Eureka, experimentei pela primeira vez fazer um pãozinha.
Reparei que até chegou a crescer, mas no final do tempo o que me saiu foi um pão macudo e cru. Estou a por todas as medidas das instruções, e a medir pelo medidor que veio incluido, estou a por um fermento normal, será que tem de ser algo especifico.
Obrigado
Registado
Cardoso
Administrator
Jr. Member

pjdc@mega.ist.utl.pt
Ver Perfil WWW
« Responder #5 em: Dezembro 17, 2010, 10:26:48 »

Qual é o fermento que estás a usar? Deves usar fermento mesmo para pão, em saquetas de prata. Pode ser fermipan ou outro.
Procura aqui no forum ou em
http://forum.paocaseiro.net/ingredientes/fermentos/
Registado

Pedro
adaocordeiro
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 15, 2011, 12:14:45 »

boa noite hoje tente fazer um paõ mas sauio mal agora tava lendo comentario penso que cometi um erro pus agua e dilsovie o um cubo de feremnto de padeiro em agua norma e juntei agua depois pus farinha sal e açcar com vinha na reiceta que vi no vosso outro bloge mais antigo e liguei a maquinha para 3.50 h no fim e abateu e ficou humido puro dentro sera eu me teir trocado a posiçao dos ingerdientes poderia me esclreser obrgado
Registado
cristina
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 15, 2011, 01:06:52 »

Bom dia,para o pão ter saido assim tão mal provalvelmente foi água a mais ou então pode ser do fermento q usou.
Eu n gosto desse fermento aos cubos os meus pães tb saiam mal ,prefiro o das saquetas(fermipan ou ramazotti)em q uma colher de sobremesa chega para 500kg de farinha.
Deixo uma receita fácil e q sai sempre bem;
Pão branco: ingredientes -300ml de água, 500kg de farinha trigo tipo 55 ou65, 1colher de sobremesa de fermento das saquetas, 1colher de chá de sal
Coloque todos os ingredientes na cuba,selecione o programa normal,cor média,qt de massa 1.
Depois conte como correu Sorridente
Registado

Cristina
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: