Olá,
eu acabei de fazer esse pão, a mesmíssima receita. Mas o meu pão ficou horrível! Não cresceu nada e esta com um gosto péssimo... Alguém Tê alguma dica q posso me ajudar a fazer um pão 100% integral e 100% comestível?
Obrigada!
O pão feito com farinha 100% integral fica sempre mais compacto, mas em compensação é muito mais saudável. Para se obter um pão mais fermentado e fofo tem que se misturar bastante farinha refinada só que isso tem um preço e o pão fica mais saboroso e atraente mas muito menos saudável. Portanto temos de escolher.
Mas eu diria que esta receita precisa de umas alterações para ser totalmente saudável. E retirava-lhe os seguintes ingredientes:
1 colher de sopa de margarina
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa açúcar mascavo
E substituía a margarina por um óleo rico em insaturados (e ainda gostava de testar o azeite) e não punha sal ou usava um sal daqueles enriquecidos com ervas aromáticas com (até) menos 75% de sódio (á venda nas lojas de produtos naturais) nem punha o açúcar mascavado porque mesmo o mascavado continua a ser prejudicial á saúde. Podem pensar que não, por se tratar apenas de 2 colheres pequenas, mas mesmo assim vai desequilibrar a quantidade de açúcares. Sim porque mesmo o pão 100% integral é riquíssimo em (pre)açucares e o que o torna mais saudável são as fibras que dificultam a sua absorção (ou seja, impedem que passem rapidamente para o sangue, em vez disso a maioria é levado pelas fibras e não chega ao sangue), e o açúcar mascavado vai desequilibrar isto...