Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Pão de Trigo 100% Integral  (Lida 5715 vezes)
Pedro
Jr. Member
**

Ver Perfil WWW
« em: Agosto 28, 2008, 09:43:25 »

(Ciclo Integral)

(600gr)
1 copo de água (240ml)
1 colher de sopa de margarina
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa açúcar mascavo
3 copo de farinha de trigo integral (620ml)
2 colheres de sopa de farinha de glúten
2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco

Retire a fôrma de assar de dentro da Panificadora e adicione todos os
ingredientes na ordem acima. Recoloque a fôrma de assar na
Panificadora. Selecione o tamanho do pão, a cor da casca e o ciclo
recomendado. Feche a tampa e pressione o botão liga/desliga.
Registado

Pedro
kill squid
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #1 em: Fevereiro 04, 2009, 02:10:03 »

Fiz esta receita com a única diferença que lhe adicionei 1 chávena de sementes de sésamo e girassol.

O pão ficou muito bom, ideal para amantes do integral.

A farinha que usei foi de origem biológica comprada no Celeiro. Bastante mais cara, é certo, mas vale a pena, na minha opinião.
O glúten também se encontra nas lojas de produtos naturais. Já descobri que este é essencial para que receitas com farinhas pesadas (centeio, p.e) ou 100% integrais funcionem!
« Última modificação: Fevereiro 04, 2009, 02:11:38 por kill squid » Registado
Ju Pacheco
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 18, 2010, 12:08:31 »

Olá,

eu acabei de fazer esse pão, a mesmíssima receita. Mas o meu pão ficou horrível! Não cresceu nada e esta com um gosto péssimo... Alguém Tê alguma dica q posso me ajudar a fazer um pão 100% integral e 100% comestível?

Obrigada!
Registado
marianita
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 13, 2011, 01:34:08 »

Olá,
eu acabei de fazer esse pão, a mesmíssima receita. Mas o meu pão ficou horrível! Não cresceu nada e esta com um gosto péssimo... Alguém Tê alguma dica q posso me ajudar a fazer um pão 100% integral e 100% comestível?
Obrigada!

O pão feito com farinha 100% integral fica sempre mais compacto, mas em compensação é muito mais saudável. Para se obter um pão mais fermentado e fofo tem que se misturar bastante farinha refinada só que isso tem um preço e o pão fica mais saboroso e atraente mas muito menos saudável. Portanto temos de escolher.

Mas eu diria que esta receita precisa de umas alterações para ser totalmente saudável. E retirava-lhe os seguintes ingredientes:

1 colher de sopa de margarina
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa açúcar mascavo

E substituía a margarina por um óleo rico em insaturados (e ainda gostava de testar o azeite) e não punha sal ou usava um sal daqueles enriquecidos com ervas aromáticas com (até) menos 75% de sódio (á venda nas lojas de produtos naturais) nem punha o açúcar mascavado porque mesmo o mascavado continua a ser prejudicial á saúde. Podem pensar que não, por se tratar apenas de 2 colheres pequenas, mas mesmo assim vai desequilibrar a quantidade de açúcares. Sim porque mesmo o pão 100% integral é riquíssimo em (pre)açucares e o que o torna mais saudável são as fibras que dificultam a sua absorção (ou seja, impedem que passem rapidamente para o sangue, em vez disso a maioria é levado pelas fibras e não chega ao sangue), e o açúcar mascavado vai desequilibrar isto...
« Última modificação: Fevereiro 13, 2011, 01:46:31 por marianita » Registado
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: