bem... eu comprei uma selecline e depois estive meia hora a olhar para ela... a pensar arrisco ou nao? arrisco ou nao? comprei daquelas farinhas nacional (bendita invençao) e voilá. um fantástico pão.
depois pensei, isto é fácil! afinal... e nunca mais usei essas farinhas. agora só invento.
a minha receita tem uma regra: tenho a receita base e depois só altero um ingrediente à vez. assim, se sair mal, nunca pode sair muuuuuito mal

então é:
300 - 320 ml de mistura: 1 ovo + água (que, por vezes, troco por leite magro)
sal a olhómetro (esta vou deixar de fazer assim porque me sai sempre pão para cardíacos... vou passar a usar a colher. talvez uma pequena, ainda n sei muito bem)
uma pinguinha de óleo (o equivalente a uma colher de chá) por vezes não ponho óleo nenhum e ponho os tais 320 ml de água. se colocar óleo, basta 300 ml.
+/- 500 gr de farinha 55 sem fermento (que, por vezes é tipo 55 + 65 a mistura e eu sei lá as quantidades de cada...)
e no final, 5 buraquinhos feitos com o dedo e fermento la para dentro. tapa-se bem tapadinho, programa-se a máquina e voilá.
um paozinho

eu uso a opção médio, pão grande, programa 1.
o melhor pão que fiz até hoje foi:
320 ml de: leite magro + 1 ovo + 1 gema
saaaal
1 + 1/2 colher de sopa de açucar
+/- 500 gr de farinha
voilá um semi-amarelo pãozinho de leite que barrado com manteiga e doce de morango...
programa 1, quantidade 2, escuro (porque tive medo que não cozesse bem mas n fazia falta.. podia ser no medio)
e pronto. está tudo!