Ana wrote:
Olá a Todos !
Como muitos daqui , tenho uma Clatronic , e venho por vezes pequisar receitas na net . Ao ver o vossos comentários , reparei que uma duvida frequente é sobre a eficácia do fermento . Tenho uma dica que talvez ajude . Tenho usado as farinhas do LIdl da Nacional , e tenho feito receitas com a farinha 55 normalissíma . Quanto ao fermento existem vários tipos : o fresco ( em padarias ) o seco ( os pacotinhos do continente - derivam da secagem do freco ) e o em pó : de padeiro e o quimico ( estilo Royal) . Devo dizer que até com o da Royal já fiz pão de leite e pão normal e ficam sempre fofos . NUNCA FIZ TIJOLOS

)) ! segredo: A temperatura da água - quando adicionada muito fria não activa o fermento e quando muito quente destroi o fermento …
Outra dica para quem tem CLATRONIC : por achar que o pães ficavam pequenos fui experimentando aumentar a quantidade de farinha . Ontem quase com medo de “inundar” a máquina usei 860g de farinha e 600ml de água … ficou um espectáculo!!!
Geralmente programo sempre a máquina á noite para ter pronto de manhã e acho que fica melhor do que fazer logo …
Espero ter ajudado
Beijinhos a todos !